Ferramentas para realizar a gestão de riscos visam otimizar o processo atuando principalmente na diminuição
de custo, risco e no ganho de velocidade e confiabilidade. A grande maioria das ferramentas visam potencializar a
colaboração e ter uma interface única que exiba as informações dos requisitos, controle o versionamento dos artefatos,
notifique os envolvidos sobre mudanças e facilite a troca de mensagens como dúvidas, sugestões e revisões.
-
Enterprise Architect:
Ferramenta para o gerenciamento de requisitos integrado, permite criar requisitos diretamente no modelo e
resolve uma série de questões de desenvolvimento tradicionais, como a rastreabilidade, as divisões de equipe
interdisciplinar, integração com sistemas de mudança e gerenciamento de configuração;
-
RE-Tools: A RE-Tools constitui-se de um kit de
ferramentas, open source, para modelagem de Requisitos em múltiplas notações. Os diagramas criados pela ferramenta
são representados na memória com base em um meta-modelo e armazenados em arquivos de texto em um formato XML/XMI;
-
Rational DOORS: Ferramenta que permite capturar,
rastrear, analisar e gerenciar as mudanças nas informações e demonstrar a conformidade com os regulamentos e
padrões. Facilita a procura, a análise e a gestão de mudanças de informação de requisitos;
|